CULTURA BRASILEIRA

A contribuição polonesa para a formação da cultura brasileira

Exposição Grito! Ano Mundial da Árvore - escultura Frans Krajcberg - 2011.

Os imigrantes poloneses contribuirão muito para a formação da cultura brasileira. O estado do Paraná é o estado que sofreu mais influência polonesa do Brasil, muitos descendentes falam o idioma polonês como língua materna, Curitiba é a segunda cidade fora da Polônia com maior número de habitantes de origem polaca. É a única cidade brasileira a possuir grafia em idioma polonês: Kurytyba.

A imigração polonesa no Brasil caracterizou-se principalmente por ser camponesa, a maioria dos imigrantes vieram para cá para se fixarem na agricultura. Estima-se que até a I Guerra Mundial, a imigração polonesa foi considerada de 95% de camponeses - e sua presença urbana somente acentuou-se a partir dos anos 30, quando acelerou-se o êxito rural. Os poloneses transformaram o Paraná em terras de matas dos dois primeiros planaltos em celeiros agrícolas.

Introduziram e difundiram novas técnicas agrícolas, novos instrumentos, novos produtos e uma mentalidade agrícola nova para a época. Mas o que mais caracterizou a imigração polonesa no Paraná e no Sul do Brasil foi a aceitação e difusão, na região, da carroça. O uso em grande escala desse meio de transporte gerou na região o que se poderia chamar de ciclo da carroça. Um grande vestígio da cultura polonesa na região de Curitiba é a religião católica, a culinária como: repolho azedo, pastel de requeijão entre outras e também da música e das tradições folclóricas como: Clube União Juventus, Sociedade Tadeusz Kosciuszko, Sociedade Józef Pilsudzki, Centralny Zwiazek Polaków .Pode se concluir que os descendentes dos poloneses fixados na região de Curitiba abrasileiraram-se, mas preservaram muitos traços culturais. Com a mecanização da lavoura e a crescente urbanização, a família polonesa foi abandonando o modelo rural tradicional para assumir uma fisionomia urbana.

Frans Krajcberg (Kozienice, 12 de abril de 1921) é um pintor, escultor, gravador e fotógrafo, artista plástico nascido na Polônia e naturalizado brasileiro. Em 2008, recebeu o grande prêmio da APCA.

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Cultura brasileira - OpenBrasil.org